Venho estudando o universo da sustentabilidade a pouco mais de 5 anos, e neste mundo cheio de descobertas e mistérios conheci muita gente interessante, apaixonada pelo tema e com grande sabedoria sobre este tema tão falado e pouco explicado.
Às vezes quando escuto falar em “triple boton line” os pilares da sustentabilidade, em minha mente vejo uma mesa redonda de três pés, tentando concluir que, se tivermos um peso maior em um dos lados, podemos imaginar que esta mesa cairá e vai levar tudo que está em cima...
Me perdoe os entendidos, mas para mim esta é minha visão, pois quando falamos em uma economia, cidade ou sociedade sustentável, imaginamos em um lado socialmente igual que leva a uma distribuição de renda justa e que haja um respeito ao meio ambiente, mas falar isto em um capitalismo selvagem, é quase falar aos jovens dos anos 80 que não poderia escutar “Legião Urbana”! já que esta banda inspirou toda uma juventude...
Assim, como faremos para resolver esta questão?!!! Iremos tentar impor uma nova forma de sociedade a esta altura do campeonato, visto que este time “capitalismo” está perdendo feio no torneio, ou iremos criar uma forma de adaptação deste novo modelo?!!! Mas como apresentar este novo modelo de economia, sem agredir ou mesmo transgredir as normas de um sistema consolidado e impregnado em nossa sociedade?
A resposta é simples, com a Sustentabilidade... precisamos não mais discutir, inventar ou transformar conceitos, precisamos sim aplicá-los e mostrá-los de forma simples, racional e rentável... Mas como falar em “rentabilidade” em um processo em que pensamos num tripé sócio-econômico-ambiental, pois, o social não dá lucro! O meio ambiente muito menos, e uma economia que vive de braços dados com estes pilares não deveria pensar em lucro, porém mais uma vez, a sustentabilidade nos surpreende e nos mostra que é possível ter lucro e que este lucro é muito bem aceito pela nossa sociedade.
Desta forma, posso dizer que, teremos uma missão muito árdua e longa, no entanto, contar com a participação de pessoas que entendem e compreendem a sustentabilidade me dá a certeza que teremos muito sucesso, pois quando amamos e nos dedicamos a uma causa, esta se torna um senso comum e fica mais próximo da sua realização.
Simone Siquieroli
Stakholder em Sustentabilidade
Gestora em Projetos
Presidente do Instituto Victorio Siquieroli
Nenhum comentário:
Postar um comentário