terça-feira, 26 de agosto de 2014

Projeto cria rede para facilitar a troca de informações sobre a reciclagem de resíduos

A ação conecta os geradores, os recicladores, os transportadores e as empresas de tratamento e disposição final, que podem oferecer seus serviços diretamente aos interessados.


A REDERESÍDUO é um ecossistema de inovação para gestão de resíduos. Ela oferece serviços customizados e uma plataforma para facilitar a melhor destinação e valorização do lixo, realizando transações econômicas e parcerias institucionais entre os atores, para juntos criarem valor através da inovação.
O projeto, idealizado pelo Sistema Ciclo Processamentos, é um ambiente seguro na internet que conecta geradores, que querem vender, trocar, doar recicláveis ou destinar resíduos, com recicladores, transportadores, empresas de tratamento e disposição final. Devido à iniciativa, o programa recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Descubra quais são as vantagens da reciclagem de latas de aço

Consideradas um material 100% reciclável, as latas de aço promovem a redução de efeitos indesejáveis ao meio ambiente através de sua reutilização.


A sustentabilidade é um tema que está em alta nos últimos anos. Cada vez mais a população sabe da importância de seus pequenos atos dentro de uma escala mundial, como por exemplo, dar preferência a produtos ecologicamente corretos. Mas o que faz uma embalagem ser um produto sustentável? Apesar de sua repercussão, a resposta pode não ser tão obvia a todos os consumidores.
Para possuir um caráter sustentável, a embalagem precisa trabalhar em conjunto com o produto, otimizando seu uso e minimizando a geração de resíduos.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Consumo consciente

A cada dia o consumismo vem crescendo e, como consequência, aumentando a degradação gradual do meio ambiente. São inúmeros os impactos causados à natureza por novas tecnologias e produtos como roupas, calçados, eletrônicos, cosméticos e demais itens adquiridos de forma excessiva e desnecessária.
Para que essa situação seja revertida, ou ao menos estabilizada, são necessárias ações que visem a implantação de um desenvolvimento sustentável, partindo de hábitos de consumo mais conscientes. Com atitudes simples na hora da compra e da utilização de alguns produtos e recursos naturais, é possível trazer mais sustentabilidade para dentro da sua própria casa.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

19 de Agosto: O dia em que a Terra ultrapassou o limite de recursos naturais para 2014

Demorou menos de oito meses para a humanidade usar todos os recursos naturais do planeta disponíveis para o ano. Hoje o Planeta Azul entrou no vermelho: é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Pelo resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico já que reduziremos nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO² produzidos na atmosfera.
É uma data sem motivo algum para comemoração. Desmatamento, escassez de água doce, erosão do solo, perda de biodiversidade e o aumento de CO² na atmosfera fazem crescer ainda mais a dívida ecológica e trazem prejuízos humanos e econômicos.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Consumidores mais conscientes

Uma nova pesquisa global on-line da Nielsen revela que um número crescentemente maior de consumidores deseja pagar mais por produtos e serviços de empresas comprometidas com a responsabilidade corporativa e com a sustentabilidade. O estudo foi feito com 30 mil consumidores de 60 países. Embora tenha tido um alcance enorme, ela registrou apenas a perspectiva e os hábitos daqueles que têm acesso à internet.
No geral, 55% demonstraram disposição para pagar mais por produtos e serviços que tenham o que eles chamaram de “propósito social”. 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Brasileiros criam sistema que transforma caixa d’água em miniusina hidrelétrica

Enquanto cientistas em todo o mundo tentam aumentar a eficiência dos grandes sistemas de produção energética, dois empreendedores brasileiros desenvolveram uma solução simples para gerar energia limpa em casa. Apelidada de UGES, a tecnologia transforma as caixas d’água em miniusinas hidrelétricas.
O nome é uma abreviação de Unidade Geradora de Energia Sustentável e a criação é fruto do trabalho dos engenheiros Mauro Serra e Jorgea Marangon. A tecnologia é simples e pode ser utilizada em qualquer caixa d’água, independente de seu tamanho. 

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Descubra a importância do aquífero Guarani

Com uma área de 1,2 milhão de km², reserva subterrânea de água doce se estende pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e possui um papel estratégico na região.

Considerado o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, o Aquífero Guarani é uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer de quatro países da América do Sul.
Espalhando-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, o Aquífero Guarani abrange uma área de 1,2 milhão de km². Aproximadamente 70% desse reservatório de água está localizado em território brasileiro, estendendo pelo subsolo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Construir de maneira sustentável

Fazer moradias sustentáveis que gerem economia e durabilidade pode ser mais fácil do que parece. Para orientar as pessoas que vão construir ou reformar, o Ministério do Meio Ambiente lançou uma cartilha, cujo principal objetivo é difundir práticas de obras sustentáveis aos consumidores.
De forma bem didática, a publicação traz um mapa que mostra, em cada cômodo da casa, quais são as opções para execução de uma obra dentro dos conceitos de sustentabilidade. Além disso, o caderno aponta quais são as melhores disposições dos ambientes em uma residência para garantir o grau adequado de insolação e ventilação natural de cada lugar. Veja abaixo algumas dicas.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Empresa americana desenvolve ação de logística reversa para o reaproveitamento do óleo vegetal

Presente em cinco estados brasileiros, o Programa "Ação Renove o Meio Ambiente" busca parcerias para transformar o resíduo utilizado pelo consumidor em biodiesel. 
Diante dos impactos ambientais negativos oriundos do descarte incorreto do óleo residual, a Cargill, empresa americana de processamento de alimentos, criou o Programa “Ação Renove o Meio Ambiente”, que, em essência, consiste em uma iniciativa de logística reversa. Foram implantados pontos de coleta de óleo vegetal usado em locais de fácil acesso ao consumidor, estabelecendo parcerias para a coleta e reciclagem do resíduo, cujo destino final é a fabricação do biodiesel, um combustível de fonte limpa e renovável.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Governo não prorrogará prazo para lei que extingue lixões

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta quinta-feira (31) que o governo federal não determinará a prorrogação do prazo para o início da aplicação da lei que proíbe o uso de lixões no país. Mais de metade dos municípios do país não tomaram as medidas necessárias para cumprir a determinação, que é conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos. O prazo de adequação é até este sábado (2).
A lei foi sancionada em 2010 e determina que as prefeituras deveriam ter concluído, até 2 agosto deste ano, a destinação adequada para o lixo que não possui qualquer possibilidade de reaproveitamento. Entre as medidas possíveis estão a construção de aterro sanitário ou a incineração com baixo impacto ambiental. Sem o cumprimento da lei, os municípios ficam sujeitos a multas e ações na Justiça por crime ambiental.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Brasil é um dos destaques na construção sustentável

De acordo com o Green Building Council Brasil (GBC Brasil), conselho que procura desenvolver a indústria da construção sustentável no país, o Brasil ocupa o quarto lugar entre as nações que mais concentram edificações feitas a partir de critérios ambientalmente adequados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.
Entre as tecnologias que contribuem para o desenvolvimento da construção sustentável em terras brasileiras estão desde energia limpa, captação da água da chuva e até tratamento do esgoto na própria edificação.