Neste domingo (28), 31,7 milhões de eleitores de 50 cidades do País voltam às urnas para decidir os vencedores do segundo turno das Eleições municipais.
Quem também retorna é o lixo produzido pela propaganda eleitoral: a quantidade de papéis utilizados para as campanhas — e jogados nas ruas — poderia ser utilizada para a produção de mais de 20 milhões de livros ou cadernos que poderiam ser feitos ou a mais de 20 bilhões de folhas tamanho A4, segundo cálculos do juiz auxiliar da presidência do TSE, Paulo de Tarso Tamburini.
A quantidade corresponde ainda a 417 mil árvores cortadas.
Os números do lixo produzido são de assustar: só no dia do primeiro turno, foram coletadas na cidade do Rio de Janeiro 324 toneladas de lixo eleitoral (30 toneladas a mais em relação ao mesmo período de 2008).
Tamburini chegou a uma conclusão: a propaganda eleitoral é cara e agride o meio ambiente. Só com combustível, até o primeiro turno das eleições, foram gastos 54 milhões de litros, o que significa quase 40 toneladas de gás carbônico a mais na atmosfera.
E não é só. Nos quase três meses de propaganda eleitoral nas cidades, partidos e candidatos investiram em propaganda eleitoral impressa. Até a segunda parcial de contas apresentada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mais de R$ 300 milhões haviam sido gastos só com papel e publicidade em jornais e revistas.
Sujeira nas cidades
O problema da propaganda eleitoral jogada no lixo ou nas ruas não é uma exclusividade das capitais.
O município de Novo Gama, em Goiás, a 40 km de Brasília, teve eleição para prefeito e dez vereadores. A propaganda eleitoral no dia da votação deu trabalho para a limpeza pública, segundo o secretário de Obras de Novo Gama, Alessandro Barreiros.
— O aumento foi muito grande, cerca de 500% ou mais. A nossa equipe diária de varrição é muito pequena. Diante do volume muito grande de material de campanha, nós tivemos que deslocar pessoas de outros setores para fazer essa varrição.
O juiz eleitoral Paulo de Tarso Tamburini espera que o estudo sobre o impacto ambiental da propaganda eleitoral ajude os partidos e candidatos a mudar a forma de fazer a propaganda eleitoral no Brasil. [
— Esse é o nosso objetivo, fornecer dados concretos e estatísticos para que se reflita como se pode alterar a propaganda eleitoral ou como se pode tratar a propaganda eleitoral de maneira que esse impacto ambiental seja diminuído.
Foi realizado nesta segunda 22/10/12 a segunda atividade da parceria Instituto Victório Siquieroli e APAE de Uberlândia, sendo que desta vez a palestra foi dirigida aos alunos, mostrando-lhes a importância da reciclagem dos resíduos, produzidos tanto na própria instituição como em seus lares. A palestrante Simone Siquieroli, abordou temas relacionados com a gentileza do ser para com o outro, vídeos inspiracionais que despertaram a atenção com relação ao ambiente em que vivem, mostrando uma interação sócio, econômica e cultural. Os alunos muito interessados, fizeram muitas perguntas.
Segundo Simone "nosso maior objetivo, é contribuir para estimular ainda mais a socialização e a intelectualidade dos alunos que ali frequentam, com o intuito de que possam em nossas conversas, brincadeiras e oficinas, serem multiplicadores destas ações não só na APAE, mas principalmente em suas residências, levando à conscientização da reciclagem e reutilização de materiais, fazendo com que suas famílias possam se interagir e até possam gerar renda com esse trabalho, servindo de exemplo para outras instituições e empresas, e até mesmo para a gestão pública, tanto municipal, estadual e federal” concluiu a presidente do IVS.
Esta ação tem o apoio e a iniciativa da Diretora Pedagógica - Aparecida do Carmo e da Coordenadora do Grupo Operativo - Mirelle Vilela de Freitas Guimarães, que estão programando outras ações deste cunho para o final do ano, bem como para 2.013, em parceria com o Instituto. Noélia Alves Souza Pires - Gestora Educacional de Informática, ofereceu o maior apoio à apresentação, por meio dos equipamentos e da sua assistência.
O evento contou com a presença do jornalista Renato Cury e de Márcia Helena, além da cobertura da Tv Cidadania Canal 7 na pessoa do jornalista Fabiano Pires e Camilla Martins e do Canal 15.
Como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia, a feira Ciência Viva foi realizada nesta quinta-feira (18), das 13 às 20 horas, no Center Convention, complexo B. Em sua 17ª edição, o evento traz o tema “Energia na Vida e na Sociedade”. Além da tradicional feira, a exemplo do ano anterior, foi lançado um desafio aos alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico. Nele, foi feito um cenário fictício sobre a disputa de um emprego numa companhia elétrica – ela está contratando cientistas para desenvolverem projetos visando ao uso responsável da energia e à minimização dos impactos ambientais para produzir energia elétrica. Clique aqui e leia mais no Portal UIPI
Este ano, todos os trabalhos foram focados na sustentabilidade em seus diversos segmentos e formas. Desta feira sairão com certeza futuros Líderes Sustentáveis comprometidos com a qualidade de vida do planeta e de nossa cidade.
Será realizado dia 22/11 no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia - CDL, das 8h30 às 11h30 palestra com o jornalista consultor em Liderança Sustentável, Ricardo Voltolini. Esta palestra está inserida na Semana do Empreendedorismo que será realizada de 05 a 22/11 com o apoio e realização da ACIUB, CDL, Prefeitura Municipal e demais entidades e órgãos públicos. A promoção desta palestra está sob responsabilidade do Instituto Victório Siquieroli e CAT - Centro Alternativo de Tecnologia, em parceria com Cidade Futura e Universidade Federal de Uberlândia. No período da tarde deste mesmo dia, haverá uma palestra de 1 hora para os alunos e professores da UFU, no auditório do Campus Umuarama, sendo que, logo em seguida, o palestrante segue para a sede do Grupo Algar, onde acontecerá uma vídeo conferência com a presença dos principais empresários da cidade, onde o tema Liderança Sustentável será tratado de maneira mais personalizada e com mais detalhes, preparando-se para o lançamento da Plataforma Liderança Sustentável que será realizada em fevereiro.
A palestra será de forma motivacional e inspiracional, destinada aos líderes empresariais de forma que eles possam, por meio de informação qualificada, o debate de idéias sobre a responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade, e de todos os temas correlatos, analisando contextos, identificando tendências, antecipando cenários e discutindo conceitos que estimulem a reflexão, a formação de conhecimento novo e a adoção de novas práticas sustentáveis dentro de suas empresas.
Público-alvo
Empresas socialmente responsáveis, líderes e formadores de opinião de organizações de Terceiro Setor, fundações, institutos, governos nas suas três esferas ligadas a temática social, agências de propaganda e comunicação, universidades estudantes, profissionais e pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
Quem é Ricardo Voltolini
O jornalista Ricardo Voltolini é um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, tendo atendido algumas das mais importantes organizações brasileiras como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Camargo Correia, Claro, Fibria, Itautec, Natura, Odebrecht, SENAC-SP, SEBRAE-SP, SECS-SP, Ultragaz e Unimed, entre outras. É consultor do programa Ação, da Rede Globo. Dirige e preside a Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade. É também publisher da revista Ideia Sustentável, autor do livro "Conversas Com Líderes Sustentáveis" (Senac-SP/2011), idealizador da Plataforma Liderança Sustentável e professor de sustentabilidade nos MBAS da Fundação Dom Cabral, FIA, Poli-USP e ABERJE. Nos últimos cinco anos, realizou mais de 650 seminários, workshops e cursos em todo o país.
Especialista em planejamento em comunicação organizacional, marketing institucional, educacional e social; consultor de terceiro setor e responsabilidade social e diretor de Idéia Sustentável (http://www.ideiasustentavel.com.br/), empresa que atua em consultoria, educação, projetos especiais e conteúdos especializados em Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade. Há 12 nos atuando na área, é considerado uma referência em investimento social privado, marketing social, projetos de responsabilidade social, tecnologias sociais e comunicação aplicada á atividade social.
Conheça mais sobre a Plataforma
Dia 14/08, a Plataforma Liderança Sustentável iniciou sua segunda etapa com um novo encontro que reuniu 10 dos mais importantes líderes empresariais brasileiros no Teatro do SESI, na sede da FIESP, em São Paulo. Apresentando experiências sobre como suas organizações estão envolvendo e educando lideranças para a sustentabilidade, o evento terá depoimentos de Britaldo Soares (AES Brasil), Andrea Alvares (Pepsico), Rodrigo Kede (IBM), Oscar Clarke (HP), Marcelo Lyra (Braskem), Eduardo Leduc (Basf), Marise Barroso (Masisa), Luiz Barreto (Sebrae) e Alessandro Carlucci (Natura). Toda a programação será transmitida ao vivo pelo portal www.ideiasustentavel.com.br/lideres. O evento tem o apoio do Administradores.com e da revista Administradores.
O Instituto Victório Siquieroli, com sede em Uberlândia, fundado em 2.010, http://www.institutovictoriosiquieroli.org/), tendo à sua frente sua fundadora, Simone Siquieroli, filha de um líder sustentável que estava à frente de seu tempo, doando uma área verde que hoje é o Parque Victório Siqueiroli – um dos “pulmões” de nossa cidade, objetiva levar aos diversos segmentos da sociedade, mensagens, ações e palestras, sobre a importância de projetos de sustentabilidade, e seus resultados para o público interno (funcionários) e público externo (clientes, familiares e comunidade). Ações que visem reaproveitar, reciclar e reutilizar materiais e resíduos que serão descartados, gerando novos produtos e renda para a empresa e à comunidade.
Instituto Victório Siquieroli – www.institutovictoriosiquieroli.org
Presidente: Simone Siquieroli
Av. Adriano Bailone, 05 Bairro Roosevelt / 3234-3577 / 9976-4957
Acontece nesta segunda, 22/10 a partir das 15h30 na APAE, a segunda palestra do Instituto Victório Siquieroli, proferida por sua presidente, Simone Siquieroli, continuando o projeto que visa levar aos diversos públicos desta instituição, mensagens e ações voltadas à sustentabilidade.
Desta vez, o público alvo, serão os alunos mais adultos, com o objetivo de lhes aperfeiçoar os conhecimentos sobre este tema, tornando-os multiplicadores de ações, bem como faze-los entende-los da necessidade de procurar sempre interagir com atitudes sustentáveis, dentro e fora da APAE, buscando alternativas para determinados resíduos, transformando-os em objetos de decoração e utilidade, bem como na geração de renda dentro de suas casas.
Segundo Simone Siquieroli “a palestra faz parte de um roteiro de ações voluntárias sem qualquer custo para a APAE, que visou em um primeiro momento, no dia 15/10, conscientizar os educadores da necessidade de se realizar nesta instituição ações voltadas para uma melhor qualidade de vida, de forma sustentável e econômica, por meio de orientações e oficinas, e em um segundo momento, aos funcionários, alunos e pais, fazendo com que haja uma interação entre todos os públicos interno e externo, de forma que a APAE possa ser uma entidade voltada para a sustentabilidade, reciclando os materiais descartáveis ali consumidos e produzidos, gerando menos resíduos e colaborando para uma cidade mais limpa e sustentável”.
“Além disso, nosso maior objetivo, é contribuir para estimular ainda mais a socialização e a intelectualidade dos alunos que ali frequentam, com o intuito de que possam em nossas conversas, brincadeiras e oficinas, serem multiplicadores destas ações não só na APAE, mas principalmente em suas residências, levando à conscientização da reciclagem e reutilização de materiais, fazendo com que suas famílias possam se interagir e até possam gerar renda com esse trabalho, servindo de exemplo para outras instituições e empresas, e até mesmo para a gestão pública, tanto municipal, estadual e federal” concluiu a presidente do IVS.
Esta ação tem o apoio e a iniciativa da Diretora Pedagógica - Aparecida do Carmo e da Coordenadora do Grupo Operativo - Mirelle Vilela de Freitas Guimarães, que estão programando outras ações deste cunho para o final do ano, bem como para 2.013, em parceria com o Instituto.
Contatos:
Instituto Victório Siquieroli - 3234-3577 / 9976-4957
simonesiquieroli@institutovictoriosiquieroli.org
Presidente: Simone Siquieroli
Vice presidente: Renato Cury
3083-8661 / 8837-4957
Endereço: Av. Adriano Bailone, 05 bairro Roosevelt
Recebemos nesta segunda feira, 15/10, no período da tarde, a visita ilustre do Luciano Caixeta, Gestor de Projetos de Sustentabilidade do Grupo Algar. Um profissional muito competente e dedicado na holding que, veio conhecer os projetos e a história do IVS. Na oportunidade, Simone Siquieroli, o presenteou com um livro, escrito por seu pai, Victório Siquieroli, onde conta sua trajetória. Muitas parcerias foram firmadas neste encontro e que com certeza dará excelentes frutos, em prol da sustentabilidade de nossa cidade.
Aconteceu nesta segunda feira, 15/10/12 na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, o início da parceria entre o Instituto Victório Siquieroli e a APAE, com uma palestra proferida pela presidente do Instituto, Sra. Simone Siquieroli, com o apoio de sua equipe, Renato Cury e Márcia Helena.
Dirigida somente aos professores, a palestra foi aberta pela diretora pedagogica, Aparecida do Carmo, passando a palavra logo em seguida para a ministrante que, promoveu uma troca de objetos usados entre os presentes, interagindo-os entre eles, mostrando a importância desta atitude perante à sustentabilidade, do ser e do ter.
Discorreu sua palestra falando sobre a história do Sr. Victório Siqueiroli, sua trajetória de vida e o legado que deixou para nossa cidade; o mundo das diversidades; exibiu vídeos sobre a Gentileza e sobre a Sustentabilidade; a necessidade da separação dos resíduos em locais adequados e outros temas. Para o dia 22/10/12 está programada outra palestra, desta vez para os alunos, mostrando à eles a importância deste tema, tanto na escola como em suas residências, com o intuito de fazê-los multiplicadores de opinião e de ações. Imprescindível dizer da colaboração e apoio da educadora Mirelle Vilela, pois foi através dela que, foi possível este contato. Obrigado Mirelle!
Obs: Pedimos desculpas à nossa profissional Mária Helena Tobias, que gentilmente registrou estes momentos, e que na primeira postagem omitimos os créditos dela. Obrigado Márcia! Fotos: Márcia Helena Tobias