segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Sistema gera energia limpa a partir das plantas sem afetá-las

A cidade de Hembrug, na Holanda, tem sido iluminada por lâmpadas de LED abastecidas por plantas. O sistema é fruto das pesquisas de Marjolein Helder, a co-fundadora da empresa Planta-e Wageningen.
A novidade começou a ser aplicada na cidade em novembro de 2014, quando mais de 300 lâmpadas de LED foram iluminadas pela empresa. Hambrug já conta com duas localidades que utilizam o sistema para funcionar. Mas, além de fornecer energia limpa para manter lâmpadas acesas, a empresa também disponibiliza a tecnologia para abastecer centrais de Wi-Fi, carregadores de celulares e outros módulos pequenos de energia elétrica.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Mexicano cria máquina que recicla plástico sem usar água

Os processos tradicionais de reciclagem de plástico necessitam de muita água, para que o material seja transformado em grânulos reciclados. No entanto, uma máquina criada pelo mexicano Marco Adame promete oferecer o mesmo resultado, mas sem a necessidade de usar água no processo.
A tecnologia é capaz de processar mais de 90% de qualquer tipo de plástico. Além de reduzir o desperdício de recursos hídricos, o equipamento também diminui os custos de produção pela metade e ocupa muito menos espaços do que os maquinários comuns. Conforme explicado por Adame, em declaração à revista Phys.org, o processo original de reciclagem gasta muitos recursos, pois, após ser desidratado, o plástico precisa ser resfriado em água. Com o uso da nova tecnologia, a etapa de resfriamento com água é descartada.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Conta Verde estimula usuário a compensar emissões pelo consumo de energia no Ceará

O projeto, criado pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), do Grupo Enel, incentiva os clientes a buscarem uma forma de compensar as emissões de gás carbônico (CO2) pelo consumo de energia elétrica. O Conta Verde, como está sendo chamado, faz parte do programa Ecoelce, que permite aos clientes trocarem resíduos recicláveis por descontos na conta de luz. O coordenador da Área de Meio Ambiente da Coelce, Sérgio Araújo, ressaltou , a importância de os consumidores saberem que, ao consumir energia elétrica, estão também emitindo CO2, “neste momento em que as usinas térmicas estão operando a plena carga no Brasil”.  A ideia, acrescentou, é que haja “conscientização da importância do consumo de energia elétrica de forma adequada, sem desperdício, e ao mesmo tempo a consciência ambiental de fazer a reciclagem”. Atualmente, tira-se muito mais da Terra do que sua capacidade de renovação. A troca pode ser feita por bônus nas contas de luz com material reciclável, como latas de alumínio, ferro, plástico, vidro e metal. Se o cliente consome energia com eficiência, sem desperdício, e leva para os postos disponibilizados pela distribuidora tudo o que pode reciclar, ele vai chegar a compensar as emissões. “O Conta Verde é um projeto de educação ambiental”, disse o coordenador.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Planeta insustentável: a civilização do lixo

Esta é uma montanha que não para de crescer. Nos cálculos da ONU e do Banco Mundial nas últimas três décadas a geração de resíduos sólidos urbanos cresceu três vezes mais rápido do que a população. Os sete bilhões de habitantes produziram 1,4 bilhão de toneladas de lixo e em 10 anos o montante chegará a 2,2 bilhões de toneladas. Lógico que metade desse lixo é gerada pelos países da Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento, a OCDE, clube dos 34 ricos do planeta. Entre eles os países da União Europeia, além de Coreia do Sul, Japão, Austrália e Reino Unido. Os Estados Unidos lideram a estatística, com 5% da população mundial consomem 40% dos produtos, com um detalhe importante: em 2010 a Agência Ambiental (EPA) divulgou que os estadunidenses jogavam 34 milhões de toneladas de sobras de comida todo ano. O Brasil já é considerado o quinto país na lista dos campeões do lixo com 78 milhões de toneladas para 2014.