quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Brasil não assina carta de compromisso contra o desmatamento

A Cúpula do Clima terminou com o compromisso assumido por 150 países e organizações, entre os quais 28 Estados-Membros, 35 empresas, 16 grupos indígenas e 45 grupos da sociedade civil, de reduzir o desmatamento pela metade, até 2020, e zerá-lo totalmente até 2030. O Brasil, contudo, não assinou a Declaração de Nova York durante a reunião. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.
Segundo o órgão, o governo brasileiro não foi convidado a participar do processo de preparação do documento, por isso não pôde se comprometer com as metas estabelecidas. O Itamaraty explicou que a carta não é um documento oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) e que, portanto, só deve ser seguido pelos signatários.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Recursos Naturais: Você sabe o que é capital natural?

A água, o solo e outras riquezas naturais há muito tempo são tratadas pelo Homem como elementos inesgotáveis. Entenda a importância da preservação destes recursos.

A expressão “Capital Natural” é utilizada para englobar todos os recursos naturais, como solo, água, ar, os serviços ecossistêmicos associados a eles, e tudo o que torna possível a existência humana. Ao serem vistos como meios de produção, que podem ser renováveis ou não, o uso cotidiano dos recursos naturais não é feito de forma sustentável.
Compreender a importância desses recursos nos ajuda, também, a entender a base de nossa economia, ou seja, é no Capital Natural que se estão os elementos que garantem a existência de vida na terra. A somatória de todos os benefícios que os ecossistemas equilibrados fornecem ao homem representa a ideia central de Capital Natural. Tais benefícios podem ser o uso de água potável, até conceitos mais abstratos ligados a valores culturais, por exemplo.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

22 de Setembro Dia Mundial sem carro

O dia 22 de setembro é quando se celebra o Dia Mundial Sem Carro. A data serve para incentivar a reflexão sobre as condições de mobilidade urbana nas cidades. Este também é um bom momento para deixar o carro na garagem e se aventurar em um dia diferente, uma oportunidade para enxergar a sua cidade a partir de outro ponto de vista.
O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Sistema de Gestão Ambiental nas empresas

A ameaça à sobrevivência humana em face da degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e flora, o aquecimento da temperatura devido à emissão de gases poluentes fizeram a questão ambiental ocupar um lugar de destaque nos debates internacionais. O meio ambiente da empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as disciplinas gerenciais, as técnicas e o processo de produção junto às instalações e ao meio interno e externo, incluindo-se também a relação entre mercado, cliente, fornecedores, comunidade e consumidor. Neste sentido, o gerenciamento ambiental não pode separar e nem ignorar o conceito de ambiente empresarial em seus objetivos, pois o desenvolvimento deste conceito possibilita melhores resultados nas relações internas e externas, com melhorias na produtividade, na qualidade e nos negócios.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Resíduos Sólidos Industriais

Segundo as normas da ABNT, resíduos sólidos industriais são todos os resíduos no estado sólido ou semi-sólido resultantes das atividades industriais, incluindo lodos e determinados líquidos, cujas características tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d´água ou que exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis.
 É comum proceder ao tratamento de resíduos industriais com vistas à sua reutilização ou pelo menos à sua inertização. Dada a diversidade destes resíduos, não existe um processo de tratamento pré-estabelecido, havendo sempre a necessidade de realizar pesquisas e desenvolvimento de processos economicamente viáveis e que minimizem ou neutralizem agressão ao Meio Ambiente.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Um exemplo de consumo sustentável: Que tal experimentar a moda das roupas orgânicas?

Além de naturais, a confecção das peças não utiliza nenhum tipo pesticida no cultivo para a obtenção das fibras dos tecidos, valorizando a sustentabilidade e a natureza.


Conhecida por acompanhar as tendências da sociedade, a moda também não poderia ficar de fora de todo o movimento que tem acontecido nos últimos anos no sentido do consumo sustentável. Uma das vertentes da indústria fashion são as roupas orgânicas, feitas de materiais essencialmente naturais e não sintéticos.
Os materiais para as roupas orgânicas vêm de plantas que não recebem radiação e que não foram geneticamente modificadas ou tratadas com pesticidas sintéticos ou químicos. O cultivo orgânico também utiliza 50% a menos da energia consumida em uma plantação convencional. Assim, esta vertente da moda trabalha com o conceito de agricultura e produção que respeitam o meio ambiente e ajudam a diminuir a poluição.

Entenda o conceito de cidades inteligentes e saiba quais são elas

Em uma sociedade que aumenta de tamanho de maneira exponencial, o melhor aproveitamento de recursos naturais, a organização municipal, a utilização da tecnologia para a melhor acomodação do ser humano e a sustentabilidade, são fatores essenciais para o desenvolvimento. Deste modo, um dos conceitos que vem cada vez mais tomando a atenção é o das cidades inteligentes, porém, ainda existem algumas divergências sobre o termo.
A World Foundation for Smart Communities, por exemplo, define que as Cidades Inteligentes devem ser baseadas em um crescimento inteligente e planejado, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Já político italiano, expoente no assunto, Andrea Caragliu indica que uma Cidade Inteligente é o investimento em capital humano-social e incentiva a utilização de tecnologias avançadas das TICs como viabilizador para um crescimento econômico sustentável e uma melhora na qualidade de vida, uma boa gestão de recursos naturais e energéticos, com participação atuante do governo e estado.


Leia mais clicando aqui http://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/entenda-o-conceito-de-cidades-inteligentes-e-saiba-quais-sao-elas/

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pesquisadores australianos criam solução inovadora para a destinação de sacolas plásticas

Um dos maiores problemas ambientais da atualidade pode se tornar uma grande solução para a indústria. Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriram uma maneira de transformar as sacolas plásticas em um material extremamente importante. Deste modo, apareceria uma alternativa para tirar esse tipo de resíduo da natureza, diminuindo a sua poluição ao meio ambiente.
O objetivo da pesquisa é produzir nanotubos de carbono usando os sacos plásticos como matéria-prima. Este material é usado em diversas áreas industriais, como a criação de equipamentos eletrônicos, esportivos, baterias de longa duração, dispositivos de detecção, turbinas eólicas, entre outras áreas da pesquisa e desenvolvimento.

Casa italiana é feita com materiais recicláveis e produz 100% de sua energia

A BioCasa_82 foi construída em Treviso, na Itália. O projeto utilizou materiais recicláveis e energia renovável. Além de sua beleza arquitetônica, a construção é mais uma prova de que é possível ter conforto ao mesmo tempo em que se tem uma obra com baixo impacto ambiental.
O escritório Welldom foi o responsável pelo projeto, que contou com a aplicação de um método próprio e exclusivo para maximizar o uso de tecnologias sustentáveis. Todos os sistemas aplicados e o cuidado em todas as fases, da concepção à construção, foram pensadas para a obtenção do selo LEED Platinum, o nível máximo em certificação ambiental.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Estudantes criam carregador de celular movido a atividades físicas

Três estudantes da Universidade Northwestern, em Illinois, nos EUA, desenvolveram um carregador sustentável que utiliza a energia gerada nas corridas e outras atividades físicas para abastecer os celulares. Chamado de myPower, o dispositivo captura e energia cinética gerada pelos atletas e pode transformar uma corrida de 45 minutos na quantia suficiente para garantir o funcionamento dos celulares por até oito horas.
O carregador desenvolvido pelos universitários Tajas Shastry, Michael Geier e Alexander Smith fica ligado ao corpo e aproveita a energia gasta livremente durante as voltas na pista e exercícios. De acordo com os inventores, o dispositivo tem o tamanho um pouco maior ao de um iPhone 5 e se encaixa diretamente na cintura de cada atleta. Assim, o equipamento sustentável também é uma maneira de estimular as pessoas a adotarem as corridas e outras atividades físicas.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Segundo pesquisa, empresas estão mais preocupadas com a sustentabilidade

Feito com 3.344 executivos dos mais variados ramos, o levantamento mostra que o número de CEOs que citaram a sustentabilidade como principal prioridade quase triplicou em 2014.



A crescente preocupação do ser humano com o meio ambiente vem influenciando o setor empresarial no mundo inteiro. Identificando a mudança de cenário, a Consultoria McKinsey & Company Global realiza uma pesquisa com líderes corporativos sobre o tema. Em 2014, foi identificada uma crescente preocupação do mundo dos negócios com o conceito de sustentabilidade.
O estudo intitulado Sustainability’s Strategic Worth (Valor Estratégico da Sustentabilidade), foi realizado com base nas afirmações de 3.344 pessoas que trabalham em meio ao setor corporativo das mais diversas regiões e nichos. A principal razão pela qual os executivos buscam a sustentabilidade, com 43% dos votos, é alinhar esse conceito com suas metas, missões e valores empresariais. Na última edição da pesquisa, em 2012, esse índice era de 30%.