sexta-feira, 27 de junho de 2014

Consumo Consciente e Sustentabilidade

Os recursos do mundo estão escassos, uma vez que são consumidos de forma desordenada e sem se projetar a sua permanência no futuro. Atualmente, a sociedade consome além da capacidade do planeta de produzir e renovar recursos naturais.
A solução para esse consumo desenfreado é a adoção de conceitos e princípios de sustentabilidade. Sustentabilidade nada mais é que o desenvolvimento de ações capazes de satisfazer as necessidades da sociedade sem prejudicar o meio ambiente e sem tirar a oportunidade das gerações futuras em satisfazer as suas.

Dessa forma entendida, a sustentabilidade reflete-se na responsabilidade que cada indivíduo tem em fazer sua parte para a preservação e recuperação do mundo. Tanto empresas, quanto governos e entidades sociais e, principalmente, a sociedade, são responsáveis pelo impacto que seus hábitos de vida e consumo provocam ao ambiente.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Mobilidade Urbana em debate

Greenpeace reúne prefeitura, sociedade civil e academia em seminário nesta sexta, em São Paulo. Evento é aberto à participação do público e terá transmissão ao vivo.

Na próxima sexta-feira, 27/06, alguns nomes importantes na discussão de mobilidade urbana no Brasil vão se reunir em São Paulo para debater o assunto. Organizado pelo Greenpeace, o seminário acontece de 9h às 16h no Centro Cultural b_arco, em Pinheiros. O evento é aberto ao público – não há necessidade de inscrição – e será transmitido ao vivo por este link.
“O setor de transporte já virou um problema – social, ambiental, de saúde – há muito tempo. Todo mundo sabe apontar os problemas, mas precisamos sair desse engarrafamento de ideias e chegar às soluções”, diz Sérgio Leitão. “É nesse sentido que o Greenpeace resolveu facilitar o caminho e reunir atores importantes, de diferentes áreas, nesse debate. O momento eleitoral é propício para discutir um assunto tão urgente”.


segunda-feira, 23 de junho de 2014

O que é REDD+: Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação?

O acordo deve ser incluído no painel de mudanças climáticas do Protocolo de Quioto até 2020.

Países que mantêm suas florestas, evitando o desmatamento e, consequentemente, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa, poderiam ser remunerados por esta atividade. Este é o conceito do REDD+, um programa que busca valorizar as florestas como mecanismo de redução da poluição e da emissão de gás carbônico.
As plantas ajudam a fixar o carbono no solo e quando árvores são derrubadas, o gás é liberado. Ao reduzir a devastação de florestas evita-se a liberação do gás na atmosfera e, dessa maneira, evita-se o aumento do efeito estufa.


quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bancos precisarão implantar política socioambiental até fevereiro de 2015

Resolução do Ministério do Meio Ambiente e Banco Central estabelece prazo para adequação das instituições financeiras se adequarem à PRSA. 

Bancos de todo o Brasil terão até 28 de fevereiro do próximo ano para se adaptar a Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA). A resolução Nº 4.327 de 25 de abril de 2014, que fundamenta e auditora a PRSA, foi elaborada entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Banco Central (BC) com o objetivo de nortear as ações socioambientais propostas e realizadas pelos bancos.
Segundo a ministra Izabella Teixeira, “Discutir meio ambiente não está mais circunscrito ao MMA”, ou seja, a responsabilidade em encontrar soluções que retardem o esgotamento de recursos naturais terrestres, conserve a fauna e flora, além de toda a biodiversidade brasileira pode ser de outros setores da economia nacional.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Ford e Heinz pesquisam produção de plástico à base de fibra de tomate

A Ford está desenvolvendo em parceria com a Heinz uma pesquisa para o desenvolvimento de materiais sustentáveis à base de fibras de tomate para a produção de peças de automóveis. Entre outras aplicações, a pele de tomates secos transformada em plástico 100% sustentável poderá ser aplicada em componentes como braçadeiras para fios e porta-objetos usados nos carros da Ford.


segunda-feira, 16 de junho de 2014

Maracanã recebe selo prata de sustentabilidade


Maracanã foi construído para receber a Copa do Mundo de 1950 e elevou seu patamar para sediar o Mundial de 2014. O maior templo do futebol brasileiro vai receber seu primeiro jogo na atual edição do torneio com atestado de arena sustentável.
O estádio conquistou o selo prata da certificação Leadership in Energy and Environmental Design(LEED), concedido pelo US Green Building Council (USGBC) para edificações que atestam a adoção de conceitos de sustentabilidade em todo o mundo.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Somos todos ambientalistas

Persiste entre formadores de opinião, o uso pejorativo do termo “ambientalista”, visando depreciar os cidadãos que lutam pela causa ambiental, além de tentar esconder outras intenções, menos ingênuas, como fazer o jogo dos poderosos, dos poluidores, que têm seus interesses contrariados pela persistência daqueles que defendem a preservação do meio ambiente e das condições de vida no planeta.
Os últimos relatórios dos grupos de trabalho do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostram inquestionavelmente que a ação humana é a principal causa da elevação da temperatura média da Terra, ou aquecimento global. Mesmo assim, interesses poderosos das industrias de combustíveis fósseis e nucleares, da agroindústria, dentre outros, continuam a negar este fato, financiando campanhas que atacam aqueles que propõem mudanças no atual estilo de vida perdulário, no consumo e na produção de matérias primas e energia.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014 vai gerar 1,4 milhões de emissões de GEE

Ministério do Meio Ambiente estima meta de emissão e relata que as emissões diretas de 60 mil toneladas já foram compensadas por iniciativas privadas.

A Copa do Mundo aqui no Brasil irá emitir 1,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono e GEE (gases de efeito estufa) em emissões diretas e indiretas. De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, as emissões diretas, de 60 mil toneladas, já foram compensadas por meio da chamada pública para empresas realizada em abril, as quais ainda continuam em desenvolvimento.
As altas emissões diretas compreendem serviços de construção civil, hospedagem e mobilidade. Já as indiretas são produzidas pelo transporte aéreo internacional e aquelas não relacionadas a roteiros definidos dentro das cidades-sede. A ministra Izabella Teixeira firmou o compromisso em mitigar especificamente as emissões diretas.

Leia mais clicando aqui http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/copa-mundo-2014-vai-gerar-14-milhoes-de-emissoes-de-gee/

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Concurso Cultural escolar em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Entrega da premiação do concurso cultural escolar com frases Educadoras sobre Meio Ambiente. Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente com o apoio do Instituto Victório Siquieroli .

Dia 05 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Instituto Victório Siquieroli juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente de Uberlândia promoveu um concurso cultural escolar com frases sobre o Meio Ambiente, no Parque Victorio Siquieroli.
Participaram do concurso crianças do ensino Fundamental I e II e Ensino Medio de escolas Públicas e particulares. Foram julgadas 186 frases, 10 ganhadoras receberam medalhas e os três primeiros tablets.
Foi emocionante ver que estas crianças estão realmente envolvidas e motivadas a entenderem um pouco mais sobre o Meio Ambiente e saberem que o “Meio Ambiente somos Nós” e que quando preservamos, cuidando e protegemos a natureza estamos preservando os seres humanos.
Para nós do Instituto Victorio Siquieroli participar destes movimentos é realmente a confirmação que nosso trabalho está no caminho certo e que para se pensar em futuro é preciso pensar no presente e fazer com que nossas crianças e jovens aceitem e entendam que precisamos preservar, conservar e amar o nosso Meio Ambiente. 


















quarta-feira, 4 de junho de 2014

Fundo Climático Verde da ONU deve começar em 2015

Programa de financiamento de ações que combatem mudanças climáticas finalmente vai sair do papel com a captação de recursos que já pretendem começar ainda este ano.

Projetos e medidas socioambientais com o objetivo de salvar o planeta existem por todo o mundo. Muitos já estão em andamento há décadas, mas os que fazem parte das diretrizes do Green Climate Fund (Fundo Climático Verde) ligado à ONU já tem data marcada para dar o primeiro passo.
A diretoria de 24 nações da GCF se reuniu em maio e estipulou o financiamento de medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e disse que já foram finalizadas a etapa de captação de recursos a qual pode começar ainda em 2014, para posteriormente, em 2015, ser colocada em prática.