sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Lixões serão proibidos no Brasil a partir de 2014 - Nosso lixo - Ambiente - Notícias - Fique por dentro - EcoViagem


Lixões serão proibidos no Brasil a partir de 2014, mas apenas 10% das cidades entregaram o plano de gestão de resíduos.


Embora as considerações da Lei existam, a condição é preocupante; dados do MMA apontam que, dentre as mais de 5 mil cidades brasileiras apenas 560 municípios concluíram e entregaram os planos de gestão de resíduos no período limite



A partir de 02 de agosto de 2014 o Brasil não poderá ter lixões. Até o período estipulado pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) - criada pela Lei 12.305/2010 - os espaços onde são feitos os descartes diários terão de ser substituídos efetivamente pelos aterros sanitários. Além desta condição, os resíduos recicláveis também não serão mais enviados a estes espaços de descarte comum.
Embora as considerações da Lei existam, a condição nacional é preocupante; dados do MMA (Ministério do Meio Ambiente) apontam que, dentre as mais de 5mil cidades brasileiras apenas 560 municípios concluíram e entregaram, ao Ministério, os planos de gestão de resíduos no período limite (agosto deste ano). Os municípios que ainda não entregaram o documento (mais de 90%) perderam o direito de renovar contratos com as prefeituras e governos estaduais e aderir ao auxílio de recursos federais para a questão.
Com base em mais dados do MMA existem aproximadamente 3 mil lixões no Brasil que precisam ser fechados no prazo indicado pela PNRS; 60% dos municípios ainda descartam resíduos nestes locais. A falta do hábito e prática de separar os recicláveis é outro impasse que atrasa a gestão nacional dos resíduos. O Brasil produz diariamente cerca de 183 mil toneladas de lixo urbano e mais de um milhão de pessoas trabalham e sobrevivem da reciclagem deste lixo, porém, a maior parte da riqueza potencial dos recicláveis é desperdiçada o que faz o país perder o equivalente a R$8 bilhões ao ano por não conseguir reciclar todos os componentes possíveis.
O saldo positivo da Logística reversa no Brasil
O Instituto de Logística e Supply Chain (cadeia de fornecimento) divulgou, em agosto deste ano, através de uma pesquisa temática, que 60 das 100 maiores empresas do país, já desenvolvem alguma atividade relacionada à operação de logística reversa (que prevê o recolhimento e descarte pelo fabricante do resíduo pós-consumo).
Os dados foram apresentados dia 22 de agosto durante o 18º Fórum Internacional de Logística, no Rio de Janeiro. Com base no levantamento feito pela Instituição 40% das empresas ainda não têm programas com esse objetivo, mas, estima-se que este quadro seja revertido, pois, a implantação da logística reversa, dentro da PNRS deverá ser implementada, em todo país, até o início de 2015. A implantação prevê o retorno de materiais tais como eletroeletrônicos e pneus para a indústria, para que possam ser novamente utilizados pelo fabricante, mas, para tanto, requererá o comprometimento de todos os agentes responsáveis nos processos de produção e distribuição: fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e o próprio consumidor que também será responsável pela devolução dos materiais em postos de coleta.
Os produtos com a logística reversa mais atrasada são os eletroeletrônicos, que aguardam a conclusão do edital de recolhimento. O não cumprimento da lei – após as implementações completas - na cadeia produtiva poderá acarretar aos envolvidos penalidades como: cobranças de multas e processos diversos baseados na Lei Federal de Crimes Ambientais. A Política de Resíduos Sólidos levou mais de 20 anos para ser votada e com as novas regras pontuará, em todo território nacional, mudanças às indústrias brasileiras e melhorias ao Meio Ambiente, pois, as empresas passarão então a utilizar mais tecnologias limpas através dos processos de reuso.
Inicialmente, a logística engloba o recolhimento de resíduos e embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes (vapor de sódio, mercúrio e luz mista), além de produtos eletroeletrônicos e componentes e os óleos lubrificantes (setor com maior avanço de coleta desde os últimos anos). Embora cada produto esteja em diferentes fases de implantação os óleos lubrificantes já contam com uma política de recolhimento ativa em algumas partes do Sul do país e Noroeste da capital paulista.
A Lubrificantes Fenix é exemplo nesta empreitada e coleta, há mais de 26 anos, o OLUC (Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado). Em 1993, apenas 11,46% de óleo lubrificante usado no Brasil era coletado, em 2010 o número foi para 43,16%. Dados do Sindirrefino (Sindicato Nacional da Indústria do Rerrefino de Óleos Minerais) indicam que, em 2010, foram consumidos 675.296.120 litros de óleo lubrificante e 43,16% desse total foram coletados e reciclados. Em 2009 esse porcentual foi de 42,69%.
Fonte: Gargantini

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Árvore de Natal Sustentável



Uma ideia muito simples de como fazer uma pequena árvore de Natal decorativa com rolhas de cortiça.
Neste modelo da foto usamos um cone de papel ou mesmo um daqueles tubos de linhas para servir como base.
Com cola quente vá colocando rolha por rolha até que não apareça a base.
Para finalizar coloque uma estrela de feltro brilhante e estará pronta sua árvore de Natal sustentável.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ricardo Voltolini se apresenta em Uberlândia



































Uberlândia recebeu dia 22/11, dentro da Semana Global do Empreendedorismo, no auditório da Unitri (manhã) e na sede da holding Algar (tarde) o jornalista, consultor em sustentabilidade, criador da Plataforma Sustentável e diretor proprietário do Ideia Sustentável, Ricardo Voltolini, que ministrou a palestra LIDERANÇA SUSTENTÁVEL, para empresários, professores, estudantes, gestores públicos e dirigentes de ongs. Estiveram presentes e fizeram apresentações de suas empresas e instituições com ações em sustentabilidade, os diretores da UNITRI, Souza Cruz, BR Foods (Sadia e Perdigão), Geociclo, CAT, FIEMG, CEMIG, Instituto Algar e Eco Instituto, além da presidente fundadora da Instituto Victório Siquieroli – Simone Siquieroli. O evento contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Uberlândia e do vereador Hélio Ferraz Baiano.

A palestra, motivacional e inspiracional, destinada à estudantes, professores, líderes empresariais, dirigentes de ongs, gestores públicos e profissionais do ramo, foi para que houvesse debate de idéias sobre a responsabilidade social e a sustentabilidade, analisando contextos, identificando tendências, antecipando cenários e discutindo conceitos que estimulem a reflexão, a formação de conhecimento novo e a adoção de novas práticas sustentáveis dentro de seus locais de trabalho.

Segundo Simone Siquieroli, “Ricardo Voltolini abriu o campo e marcou definitivamente a entrada de nossa cidade na era da sustentabilidade, especificamente sensibilizando os empresários e presidentes de instituições de forma mais efetiva na implantação de ações e políticas mais sustentáveis”. Ainda continuando “o Instituto Victório Siquieroli se coloca na vanguarda destas ações trazendo e promovendo esta palestra, no intuito de que possamos estar mais conscientes de nossas responsabilidades, nos pilares do social, cultural, ambiental e econômico” concluiu.

Renato Cury Mtb 07547

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Reciclando com as crianças.


Ricardo Voltolini em Uberlândia









Uberlândia foi palco da mais importante palestra pública sobre sustentabilidade, recebendo dia 22/11 no período da manhã no auditório da UNITRI e à tarde no auditório da holding Algar, o jornalista e consultor em sustentabilidade, Ricardo Voltolini, expressão máxima no país deste tema.

A palestra, motivacional e inspiracional, destinada à estudantes, professores, líderes empresariais, dirigentes de ongs, gestores públicos e profissionais do ramo, foi para que houvesse debate de idéias sobre a responsabilidade social e a sustentabilidade, analisando contextos, identificando tendências, antecipando cenários e discutindo conceitos que estimulem a reflexão, a formação de conhecimento novo e a adoção de novas práticas sustentáveis dentro de seus locais de trabalho. À tarde, mais de 60 empresários de diversos ramos e atividades se reuniram no auditório da holding Algar, para assistir o palestrante.

O evento foi promovido pelo Instituto Victório Siquieroli, em parceria com a UNITRI, BR FOODS (Perdigão e Sadia), Souza Cruz, Geociclo, Cemig, CAT, Instituto Algar, FIEMG, Eco Instituto, Câmara Municipal de Uberlândia e o vereador Hélio Ferraz Baiano.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ricardo Voltolini em Uberlândia!


Abrilhantando a Semana Global do Empreendedorismo, que está sendo realizada de 5 a 22/11, Uberlândia será palco da mais importante palestra pública sobre sustentabilidade, recebendo dia 22/11 das 8h30 às 10h30 no auditório Sala Advanced 02 Bloco E Piso A da UNITRI*, o jornalista e consultor em sustentabilidade, Ricardo Voltolini - expressão máxima no país deste tema, que vai falar sobre “LIDERANÇA SUSTENTÁVEL”.

A palestra será motivacional e inspiracional, destinada à estudantes, professores, líderes empresariais, dirigentes de ongs, gestores públicos e profissionais do ramo, para que haja debate de idéias sobre a responsabilidade social e a sustentabilidade, analisando contextos, identificando tendências, antecipando cenários e discutindo conceitos que estimulem a reflexão, a formação de conhecimento novo e a adoção de novas práticas sustentáveis dentro de seus locais de trabalho.


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Liderança Sustentável será tema de palestra dia 22/11


Ricardo Voltolini

Uberlândia será palco da mais importante palestra pública sobre sustentabilidade, recebendo dia 22/11 das 8h30 às 10h30 no auditório Sala Advanced 02 Bloco E Piso A da UNITRI, o jornalista e consultor em sustentabilidade, Ricardo Voltolini, expressão máxima no país deste tema.
A palestra será motivacional e inspiracional, destinada à estudantes, professores, líderes empresariais, dirigentes de ongs, gestores públicos e profissionais do ramo, para que haja debate de idéias sobre a responsabilidade social e a sustentabilidade, analisando contextos, identificando tendências, antecipando cenários e discutindo conceitos que estimulem a reflexão, a formação de conhecimento novo e a adoção de novas práticas sustentáveis dentro de seus locais de trabalho.
Ricardo Voltolini é criador do projeto Plataforma Liderança Sustentável 2011. Trata-se de uma coletânea de conteúdos sobre liderança sustentável, inclusive as experiências de líderes de grandes empresas na área da sustentabilidade.
O objetivo da plataforma é identificar, mobilizar, inspirar e conectar jovens líderes em sustentabilidade pelo Brasil e compartilhar conhecimentos e experiências. Este projeto realizou em 2011 e em 2012, encontros similares em cinco capitais brasileiras.

Público-alvo
Empresas socialmente responsáveis, líderes e formadores de opinião de organizações de Terceiro Setor, fundações, institutos, governos nas suas três esferas ligadas a temática social, agências de propaganda e comunicação, universidades estudantes, profissionais e pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Quem é Ricardo Voltolini
O jornalista Ricardo Voltolini é um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, tendo atendido algumas das mais importantes organizações brasileiras como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Camargo Correia, Claro, Fibria, Itautec, Natura, Odebrecht, SENAC-SP, SEBRAE-SP, SECS-SP, Ultragaz e Unimed, entre outras. É consultor do programa Ação, da Rede Globo. Dirige e preside a Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade. É também publisher da revista Ideia Sustentável, autor do livro "Conversas Com Líderes Sustentáveis" (Senac-SP/2011), idealizador da Plataforma Liderança Sustentável e professor de sustentabilidade nos MBAS da Fundação Dom Cabral, FIA, Poli-USP e ABERJE. Nos últimos cinco anos, realizou mais de 650 seminários, workshops e cursos em todo o país.
“Especialista em planejamento em comunicação organizacional, marketing institucional, educacional e social; consultor e diretor de Idéia Sustentável (http://www.ideiasustentavel.com.br/), empresa que atua em consultoria, educação e conteúdos especializados em Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade. Há 14 nos atuando na área, é considerado uma referência em sustentabilidade.”

Quem está promovendo
O Instituto Victório Siquieroli, com sede em Uberlândia, fundado em 2.010, http://www.institutovictoriosiquieroli.org/), tendo à sua frente sua fundadora, Simone Siquieroli, filha de um líder sustentável que estava à frente de seu tempo, doando uma área verde que hoje é o Parque Victório Siqueiroli – um dos “pulmões” de nossa cidade, objetiva levar aos diversos segmentos da sociedade, mensagens, ações e palestras, sobre a importância de projetos de sustentabilidade, e seus resultados para o público interno (funcionários) e público externo (clientes, familiares e comunidade), ações que visem reaproveitar, reciclar e reutilizar materiais e resíduos que serão descartados, gerando novos produtos e renda para a empresa e à comunidade.

Instituto Victório Siquieroli – www.institutovictoriosiquieroli.org
Presidente: Simone Siquieroli
Av. Adriano Bailone, 05 Bairro Roosevelt / 3234-3577 / 9976-4957
Informações na UNITRI - 4009-9000
E-mails:




terça-feira, 6 de novembro de 2012

Uberlândia mais uma vez adere a movimento mundial de empreendedorismo



 Evento “Empreende Uberlândia – Semana Global do Empreendedorismo” será promovido durante todo o mês de novembro


Pelo segundo ano consecutivo, o Fopemimpe Uberlândia (instância municipal competente para cuidar dos aspectos não tributários do tratamento diferenciado dispensado às micro e pequenas empresas, empresas de pequeno porte e empreendedores individuais) promoverá diversas atividades de formação, capacitação e orientação durante a Semana Global do Empreendedorismo, evento mundial que visa fomentar a formação empreendedora e será promovido durante todo o mês de  novembro no Brasil e em outros 120 países.
 Debates com especialistas, palestras, mobilização nas ruas e pequenos eventos de networking envolverão empreendedores, estudantes, empresários e investidores. Para a programação local, foi criado um selo denominado “Empreende Uberlândia – Semana Global do Empreendedorismo”.
          “O empreendedorismo é um fator importante para o desenvolvimento equilibrado e sustentável de uma cidade e a Prefeitura de Uberlândia está ávida a essa condição. O Empreende Uberlândia visa fomentar competências para gerar resultados positivos e duradouros, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da nossa população”, disse a Presidente do  Fopemimpe Uberlândia, Rosalina Vilela.
          Criada em 2008 com o apoio do ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e outras lideranças mundiais, a Semana Global do Empreendedorismo cresce ano a ano. São mais 24 mil organizações parceiras e 37 mil atividades realizadas em todo o mundo.
No Brasil, a Semana Global mobiliza mais de 1,7 milhões de pessoas a partir de uma rede de 540 parceiros. A ideia é inspirar pessoas a explorar o potencial de empreendedores para tornar o Brasil mais empreendedor. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os fatores que devem ser desenvolvidos para o país formar mais empreendedores são: acesso a capital, ambiente regulatório, capacitação, cultura, inovação e mercado. SECOM PMU.

Instituto Victório Siquieroli e Centro Alternativo de Tecnologia trazem à Uberlândia, Ricardo Voltolini - Consultor em Sustentabilidade 


No dia 22/11/12, a Semana do Empreendedor terá a palestra do jornalista  e consultor em Sustentabilidade, Ricardo Voltolini, o idealizador da Plataforma Liderança Sustentável, que se apresentará no auditório da UNITRI, das 8h30 às 11h30 e à tarde no auditório da holding Algar, para um grupo seleto de empresários.


Mais informações:
3234-3577

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Instituto Victório Siquieroli em palestra na APAE - parte III





Primeira casa sustentável em Roraima reutiliza água e economiza energia



Reutilização de água, aproveitamento da iluminação solar e entrada para ventilação natural, fazem parte da estrutura do imóvel.
 Emmily Melo - jornalismo@portalamazonia.com



Foto: Raimesson Martins/Amazon Sat

BOA VISTA – Nos últimos dias, milhões de pessoas ouviram sobre a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento, que encerrou nesta sexta-feira (22), reuniu lideranças para discutir propostas para transformar o planeta em um lugar melhor. Bem além de discursos politicamente correto, mas pouco engajamento, um engenheiro civil de Roraima encontrou uma forma para contribuir na preservação do meio ambiente: construiu a primeira casa sustentável de Roraima.