segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Para Onde Vai o Nosso Lixo







Documentário "Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo" expõe a gravidade do tema no planeta



Estreou no cinema norte-americano na sexta-feira, 14 de dezembro, o documentário Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo. Dirigido por Candida Brady e estrelado pelo ator Jeremy Irons, o filme mostra a saga do lixo produzido em todo o mundo e as consequências do descarte inadequado no meio ambiente e na saúde da população.

Em uma das primeiras cenas, o vencedor do Oscar aparece rodeado de lixo na praia de Sidon, no Líbano. No cenário, uma montanha de lixo hospitalar, restos de comida, animais mortos e todo tipo de resíduo produzido pela cidade nos últimos 30 anos dão um ideia da gravidade do problema.

Dali, Irons parte para uma viagem a diversos países do Hemisfério Norte apresentando e debatendo o que devemos fazer com as bilhões de toneladas de lixo que são produzidas diariamente em todo o planeta.

Com a estreia sul-americana prevista para o primeiro semestre de 2013, o documentário exibe não apenas a situação crítica do excesso de lixo produzido em países como Líbano, Estados Unidos e Grã-Bretanha, mas também as práticas pouco inteligentes que são usadas para resolver a questão, como aterros e a combustão dos resíduos – o que acaba causando problemas ainda maiores.

Por fim, o longa traz as soluções que já estão sendo adotadas por algumas cidades e podem, de fato, colocar as populações no rumo certo para uma meta “Lixo Zero”. O filme, que foi selecionado para o Festival de Cannes 2012, é reforçado por depoimentos de cientistas e de vítimas das consequências do lixo tóxico, e por números e estatísticas resultantes de anos de pesquisa da diretora.


O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/dezembro/documentario-201ctrashed-2013-para-onde-vai-nosso#ixzz2FMILY900
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives


Assista abaixo ao trailer oficial do documentário (em inglês):


domingo, 9 de dezembro de 2012

“Inspire-se no novo”, diz Alessandro Carlucci





“Inspire-se no novo. O que foi feito até agora tem seu valor, mas precisamos reconhecer que não foi feito da melhor maneira.” A dica para os jovens líderes do país é de Alessandro Carlucci, diretor-presidente da Natura e um dos 10 novos integrantes da Plataforma Liderança Sustentável, que comentou os aprendizados e iniciativas de sua organização no tema em depoimento exclusivo.

Clique aqui e leia mais no site IDEIA SUSTENTÁVEL






quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Andréa Álvares da Pepsico falando sobre sustentabilidade




Primeira mulher a assumir um ramo de negócios da PEPSICO.


Uma opção colorida e saudável para seu almoço.


Recorte fatias grossas de pimentão. coloque numa frigideira, as fatias servirão como forminhas quando colocar os ovos ou tomates para fritar dentro das fatias de pimentão. Tempere com sal e ervas. Coma com pão integral

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

On The Job. Vc sabe o que significa?

O treinamento "On The Job" é aquele que acontece no dia a dia, ou seja, utiliza a rotina, as tarefas práticas em uma situação normal dentro do próprio ambiente de trabalho.
Como o aprendizado é vivencial, isto permite que e integração entre teoria e prática seja melhor assimilada e levada à frente.

Quer fazer uma linda árvore de Natal sem comprar nada?


Pegue um galho seco de árvore, pinhas que podem ser colhidas numa caminhada por parques, uma lata de tinta usada, areia, juta e cordões. Aí é só colocar a criatividade pra rolar.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Assista a este vídeo e entenda como a Natura trabalha com a Sustentabilidade.

Muito interessante este vídeo sobre Sustentabilidade e como funciona o on the job.

http://www.youtube.com/watch?v=_Spv5Lq4Iqk&list=UUX1boOU-r2iA8Uasfme3Byg&index=2

Água saborizada.


Para fazer estes cubinhos pegue 3 sementes de romãs frescas e coloque em forminhas em formato de coração com suco de romã.
Simples assim.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Vamos reciclar com garrafas de vidro?



Aproveito essa excelente ideia para informar sobre a reciclagem industrial do vidro:

Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo, sem nenhuma perda de material.
A produção a partir do próprio vidro também consome menor quantidade de energia e emite residuos menos particulados de CO2, o que também contribui para a preservação do meio ambiente.
Outro aspecto é o menor descarte de lixo, reduzindo os custos de coleta urbana, e aumenteando a vida útil dos aterros sanitários.
O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes, pois é feito de minerais como, areia, barrilha, calcário e feldspato.Ao agregarmos o caco na fusão, diminuimos a retirada de matéria-prima da natureza.

10% de "cacos" > 4% ganho energético
1 ton de "cacos" > economia de1,2 ton de matérias-primas
10% de "cacos" > reduz em 5% a emissão de CO2 (Protocolo de kyoto)

Flores de papel.


Siga as figuras com o passo a passo de como fazer maravilhosas flores de papel.



domingo, 2 de dezembro de 2012

A arte derrubando preconceitos.

Preconceito é simplesmente o conceito prévio que as pessoas tem de situações que realmente não conhecem. E a arte é a melhor forma de transpor estas barreiras.
Alessandra Cantalogo.

Assista este vídeo e observe como John Lennon da Silva derrubou estas barreira com tanta suavidade.
É emocionante.

https://www.facebook.com/photo.php?v=441321729264810

Palestra Liderança Sustentável de Ricardo Voltolini para o Grupo Algar.

Palestra Liderança Sustentável de Ricardo Voltolini para o Grupo Algar.

Foram discutidos e compartilhados conhecimentos sobre sustentabilidade no mundo empresarial.
Gostaríamos de agradecer ao Grupo Algar por mais esta parceria através do Instituto Algar que sempre apoia grandes eventos de Líderes Sustentáveis.















































Não sabe o que fazer com retalhos coloridos?

Faça fuxico.



sábado, 1 de dezembro de 2012

Instituto Victório Siquieroli promove a palestra Liderança Sustentável com Ricardo Voltolini



Ricardo Voltolini em entrevista exclusiva e trechos da palestra



O Instituto Victório Siquieroli por meio de sua presidente Simone Siquieroli, promoveu dia 22/11/12 no auditório da Unitri a palestra Liderança Sustentável, do jornalista e consultor em sustentabilidade Ricardo Voltolini. O evento teve o apoio de empresas e instituições parceiras. Veja neste vídeo, um pouco da palestra e a entrevista exclusiva concedida ao jornalista Fabiano Pires da TV Cidadania.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Lixões serão proibidos no Brasil a partir de 2014 - Nosso lixo - Ambiente - Notícias - Fique por dentro - EcoViagem


Lixões serão proibidos no Brasil a partir de 2014, mas apenas 10% das cidades entregaram o plano de gestão de resíduos.


Embora as considerações da Lei existam, a condição é preocupante; dados do MMA apontam que, dentre as mais de 5 mil cidades brasileiras apenas 560 municípios concluíram e entregaram os planos de gestão de resíduos no período limite



A partir de 02 de agosto de 2014 o Brasil não poderá ter lixões. Até o período estipulado pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) - criada pela Lei 12.305/2010 - os espaços onde são feitos os descartes diários terão de ser substituídos efetivamente pelos aterros sanitários. Além desta condição, os resíduos recicláveis também não serão mais enviados a estes espaços de descarte comum.
Embora as considerações da Lei existam, a condição nacional é preocupante; dados do MMA (Ministério do Meio Ambiente) apontam que, dentre as mais de 5mil cidades brasileiras apenas 560 municípios concluíram e entregaram, ao Ministério, os planos de gestão de resíduos no período limite (agosto deste ano). Os municípios que ainda não entregaram o documento (mais de 90%) perderam o direito de renovar contratos com as prefeituras e governos estaduais e aderir ao auxílio de recursos federais para a questão.
Com base em mais dados do MMA existem aproximadamente 3 mil lixões no Brasil que precisam ser fechados no prazo indicado pela PNRS; 60% dos municípios ainda descartam resíduos nestes locais. A falta do hábito e prática de separar os recicláveis é outro impasse que atrasa a gestão nacional dos resíduos. O Brasil produz diariamente cerca de 183 mil toneladas de lixo urbano e mais de um milhão de pessoas trabalham e sobrevivem da reciclagem deste lixo, porém, a maior parte da riqueza potencial dos recicláveis é desperdiçada o que faz o país perder o equivalente a R$8 bilhões ao ano por não conseguir reciclar todos os componentes possíveis.
O saldo positivo da Logística reversa no Brasil
O Instituto de Logística e Supply Chain (cadeia de fornecimento) divulgou, em agosto deste ano, através de uma pesquisa temática, que 60 das 100 maiores empresas do país, já desenvolvem alguma atividade relacionada à operação de logística reversa (que prevê o recolhimento e descarte pelo fabricante do resíduo pós-consumo).
Os dados foram apresentados dia 22 de agosto durante o 18º Fórum Internacional de Logística, no Rio de Janeiro. Com base no levantamento feito pela Instituição 40% das empresas ainda não têm programas com esse objetivo, mas, estima-se que este quadro seja revertido, pois, a implantação da logística reversa, dentro da PNRS deverá ser implementada, em todo país, até o início de 2015. A implantação prevê o retorno de materiais tais como eletroeletrônicos e pneus para a indústria, para que possam ser novamente utilizados pelo fabricante, mas, para tanto, requererá o comprometimento de todos os agentes responsáveis nos processos de produção e distribuição: fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e o próprio consumidor que também será responsável pela devolução dos materiais em postos de coleta.
Os produtos com a logística reversa mais atrasada são os eletroeletrônicos, que aguardam a conclusão do edital de recolhimento. O não cumprimento da lei – após as implementações completas - na cadeia produtiva poderá acarretar aos envolvidos penalidades como: cobranças de multas e processos diversos baseados na Lei Federal de Crimes Ambientais. A Política de Resíduos Sólidos levou mais de 20 anos para ser votada e com as novas regras pontuará, em todo território nacional, mudanças às indústrias brasileiras e melhorias ao Meio Ambiente, pois, as empresas passarão então a utilizar mais tecnologias limpas através dos processos de reuso.
Inicialmente, a logística engloba o recolhimento de resíduos e embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes (vapor de sódio, mercúrio e luz mista), além de produtos eletroeletrônicos e componentes e os óleos lubrificantes (setor com maior avanço de coleta desde os últimos anos). Embora cada produto esteja em diferentes fases de implantação os óleos lubrificantes já contam com uma política de recolhimento ativa em algumas partes do Sul do país e Noroeste da capital paulista.
A Lubrificantes Fenix é exemplo nesta empreitada e coleta, há mais de 26 anos, o OLUC (Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado). Em 1993, apenas 11,46% de óleo lubrificante usado no Brasil era coletado, em 2010 o número foi para 43,16%. Dados do Sindirrefino (Sindicato Nacional da Indústria do Rerrefino de Óleos Minerais) indicam que, em 2010, foram consumidos 675.296.120 litros de óleo lubrificante e 43,16% desse total foram coletados e reciclados. Em 2009 esse porcentual foi de 42,69%.
Fonte: Gargantini